A longa-metragem “Sombra”, de Bruno Gascon, é exibida, hoje (17), às 21h45, no Teatro Académico de Gil Vicente.
O filme, premiado no Festival de Cinema de Barcelona, é inspirado em histórias verídicas de desaparecimentos de crianças, sendo uma homenagem às mães destas. Tem como pano de fundo o desaparecimento de Rui Pedro, em 1998. O realizador Bruno Gascon e a produtora Joana Domingues estarão presentes na sessão.
Ana Moreira, Joana Ribeiro, Miguel Borges, Lúcia Moniz, Vítor Norte, Ana Cristina Oliveira, Ana Bustorff e Sara Sampaio fazem parte do elenco da segunda longa-metragem de Bruno Gascon.
À tarde, será exibido o documentário de Sérgio Trefaut, “Paraíso”. Um grupo de idosos reúne-se todos os dias nos jardins do Palácio do Catete, antiga sede da presidência do Brasil e actual Museu da República no Rio de Janeiro. Ao cair da tarde, homens e mulheres quase centenários revelam o sentido da vida através de antigas canções de amor. Este filme, retrato da sua força e vitalidade, foi subitamente interrompido pela pandemia covid-19, que dizimou uma geração.
Ainda na Selecção Caminhos, estará em exibição a curta-metragem “O Lobo Solitário”, do realizador e músico Filipe Melo. A curta, de 22 minutos, é protagonizada por Adriano Luz e conta com António Fonseca, Maria João Pinho, Márcia Breia, Custódia Gallego e Beatriz Batarda. Tem ainda participações especiais de Manuela Azevedo, Nuno Markl e Bruno Nogueira.
Programação de 17 de Novembro
Selecção Ensaios, 15h00, Casa do Cinema de Coimbra
Make Her Dance, de Carolina Cruz
Next Picture, de Cris A. Bringas
The Announcement, de Denis Liakhov
Depth Wish, de Margarida Albino
O Quarto do Diogo, de João Nunes
Lugar Nenhum, de Pedro Gonçalves Ribeiro
Querido Domingo, de Tomás Maia Pinto
Naughty Spot, de Jean Costa
Lençol Branco, de Rebecca Moreno
Selecção Caminhos, 17h30, TAGV
Seja como For, de Catarina Romano
Armazónia, de Francisco Moura Relvas
Paz, de José Oliveira, Marta Ramos
Paraíso, de Sérgio Tréfaut
Selecção Caminhos, 21h45, TAGV
O Lobo Solitário, de Filipe Melo
Sombra, de Bruno Gascon