A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e o Conservatório de Música de Coimbra apresentam, no dia 10, pelas 14h00, no Auditório do Conservatório, peça audiovisual “Pontes Sonoras”. Esta acção aborda questões relacionadas com a gestão emocional em tempos de pandemia.
Na sessão, imagens construídas pelos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores e do curso de Dança da Escola Artística do Conservatório acompanharão a interpretação ao vivo da respectiva banda sonora, por membros dos 5.ª Punkada (o grupo pop/rock da APCC) e alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz.
Esta performance parte de uma sugestão inicial de palavras-chave relacionadas com as emoções em tempo de pandemia, em particular a partir das experiências pessoais dos intervenientes no projecto. Sucessivas camadas de sons e imagens foram sendo acrescentadas e trabalhadas, num verdadeiro diálogo interdisciplinar, envolvendo a música, a electrónica, as artes plásticas e a dança.
A apresentação de “Pontes Sonoras” é de entrada livre.
Esta colaboração foi realizada no âmbito do projecto europeu “Change 2 Regard” – em que são parceiros principais a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T’Cap (França) – que pretende abordar a questão da inclusão social (no acesso à prática musical, na formação ou no vínculo social), promovendo uma melhoria na vida social e, mais especificamente, na autodeterminação.