A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra inaugura, amanhã (6), pelas 15h00, quatro novos apartamentos na Rua do Colégio Novo, com o objectivo de promover a autonomia de jovens.
Para a Misericórdia de Coimbra, esta é “uma resposta social inédita na região” que “visa contribuir para a autonomização de jovens utentes de lares de infância e juventude, bem como de outras instituições que reúnam as necessárias condições de acesso”.
Os jovens deverão ter entre 16 e 21 anos, ser estudantes ou trabalhadores e estarem abrangidos pela medida de acolhimento definida pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal.
O projecto de criação destes quatro apartamentos de autonomização, num imóvel que foi recentemente recuperado pela Misericórdia de Coimbra na Alta da cidade, vem “preencher uma lacuna nesta área, possibilitando uma transição para a idade adulta dos jovens institucionalizados nos lares de infância e juventude do distrito, uma solução até agora inexistente”, disse a Instituição.
A Misericórdia de Coimbra refere que com esta iniciativa se procura mediar a autonomia dos jovens, minimizando o risco de exclusão social; desenvolver processos de acompanhamento e de apoio psicossocial e material; promover a inserção dos jovens num contexto sócio-laboral; e dinamizar programas de formação destinados ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais, educativas e profissionais.
De referir que a inauguração a realizar este sábado contará com uma sessão comemorativa, no Salão Nobre da Santa Casa, seguida de visitas às instalações e da celebração da eucaristia.