Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposição “Retratação Poética” patente na Casa da Mutualidade em Coimbra

4 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Exposição “Retratação Poética” patente na Casa da Mutualidade em Coimbra

A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo, em Coimbra, vai ter patente a exposição de pintura “Retratação Poética”, de José da Costa até dia 29 de Novembro.

Esta mostra de pintura de José da Costa destaca-se pelo seu enriquecimento cromático, onde os retratos são expressões delicadas de pose poética e as paisagens se apresentam em movimentos convidativos para viagens entusiásticas.

A exposição decorre de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30, sendo a entrada livre.

Natural de Coimbra, o pintor iniciou-se nas Artes como autodidata nos anos 70 executando estatuetas de pedra natural pintada à mão, tendo efectuado diversas exposições de entre as quais uma no CNM (Centro Norton de Matos) em Coimbra.

Na década de 80, com experiências de pintura a óleo sobre tela e aguarela. Executou diversas esculturas em madeira, não tendo desenvolvido as suas aptidões por motivos profissionais.

Em 2017, foi convidado pelo arquiteto António Maria Costa para participar em workshop de pintura a carvão e óleo, com a conceituada pintora Andaluz, Gema Atoche.

Durante uma semana e diariamente, reavivou o seu interesse pela pintura tendo recomeçado de imediato a pintar de forma sistemática e permanente.

Foi convidado pelo Mestre Alberto Péssimo a participar em exposições, com o Atelier 26, de quem é o mentor, tendo aperfeiçoado as suas técnicas.

Optou pelo impressionismo figurativo e retratista com assinalável êxito, tendo executado diversos retratos a óleo e a acrílico de diversas personalidades.

Frequentou a Academia Portuguesa de Belas Artes de Aveiro, tendo-lhe sido atribuído o diploma de pintor, pelo Mestre David Serra.

Mais uma vez desafiado pelo Mestre Alberto Péssimo para uma exposição individual, aceitou esse desafio. Para uma exposição temática, das Serras e os Autores portugueses que sobre elas dissertaram. Assim nasceu a exposição intitulada As Serras do Demo, exposta no Espaço Fernando Valle, em Coja, Arganil, e na Ordem dos Médicos, em Coimbra, inserido nas comemorações dos 40 anos do SNS.

Seguiram-se A Previdência Portuguesa em Coimbra, durante o mês de Dezembro de 2019, Auditório Carlos Paredes, no Município de Vila Nova de Paiva, Café Santa Cruz, em Coimbra.

Convidado pelo Artista Plástico, Victor Costa, participou em diversas exposições colectivas e acções de divulgação de pintura em diversos locais e ao vivo em conjunto com outros pintores, trocando experiências e desenvolvendo diferentes técnicas.

José da Costa, segundo nome, em homenagem ao seu avô, José da Costa, natural das Meãs do Campo, Montemor-o-Velho, que não conheceu, e que terá morrido em Luanda nos anos 30.

A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo é o espaço polivalente d’ A Previdência Portuguesa no qual a Instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultural e mutualista. “É no Dar que se Recebe” é o lema d’ A Previdência Portuguesa, fundada em 1929.