Os Bombeiros de Penela organizaram, entre 28 de Outubro e 1 de Novembro, o oitavo “Exercício Internacional SAR day”, evento que consiste na exploração de diversas áreas de salvamento em cenários de catástrofe pouco habituais ou especialmente complexos.
Participaram no evento, que foi dinamizado em parceria com a European Association of Civil Protection Volunteer Teams (EVOLSAR) e a Escola Portuguesa de Salvamento (SAR Team Portugal), 125 técnicos, dos quais 90 portugueses e 35 estrangeiros oriundos da Hungria, Rússia, Grécia, Espanha, Malta, Itália e França. De referir que os participantes portugueses pertencem à SAR Portugal, à Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR, à Associação Portuguesa de Mantrailing e Canicross, à Organização voluntária de protecção civil e a equipas das corporações de Bombeiros de Peniche, Cacilhas, Monção, Minde e Penela.
Segundo os Bombeiros de Penela, as actividades previstas dividiram-se em três temas – salvamento e resgate em grutas; busca técnica recorrendo a drones específicos e a K9 (emprego de cães treinados para funções especificas – as unidades cinotécnicas); e logística e coordenação de equipas. Os exercícios foram realizados em formato “livex”, que consistem em cenários de campo que se aproximam, o máximo possível, das condições encontradas na realidade.
Foram “encenados exercícios como a queda de um avião, campistas desaparecidos, salvamento e bombagem em gruta e mesmo colapso de estrutura por embate de aeronave”, disseram os Bombeiros de Penela.
O evento, que se realizou no Centro Técnico em Emergências de Penela, no quartel de Bombeiros da vila e nas suas imediações e, ainda, no complexo de grutas Talismã, contou também com a realização de palestras, workshops e momentos de partilha entre as equipas.
De referir que os participantes no evento foram afectados pela tempestade Blas. “Mais que uma dificuldade, tem-se mostrado um desafio onde temos vindo a conseguir dar resposta satisfatória e, mesmo não tendo sido previsto, aproxima-nos mais das condições esperadas num cenário real”, disseram o director do Exercício SAR, Francisco Rocha, e o porta-voz da corporação de Penela, o sub-chefe Diogo Santos.
Para acolher todos os técnicos que participaram no evento, foi montado um cenário de campanha no Salão Multiusos Municipal e um acampamento exterior.