O Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), recebe amanhã (22), a partir das 14h30, os Programas de Doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC).
A primeira aula inaugural tem como tema “After Disenchantment: Science, Education, and ‘la Vita Activa’” e será Sheila Jasanoff (da Universidade de Harvard) a apresentar.
Sheila Jasanoff é professora Pforzheimer de Estudos de Ciência e Tecnologia na Harvard Kennedy School e a sua apresentação partirá da teoria em que o humano é encarado como entidade subjugada às máquinas de produção e privado de voz e consciência, o que provoca problemas ao nível da inovação e uma democracia deficitária. A oradora procurará contrariar essa ideia, argumentando que a viragem para o século XX trouxe enormes ganhos na capacidade humana para refletir sobre o que significa ser cidadão de sociedades científicas e tecnológicas.
A nota de boas vindas da sessão será efectuada por Álvaro Garrido (director da FEUC) e António Sousa Ribeiro (diretor do CES), enquanto que a apresentação da conferencista ficará a cargo do investigador do CES, Tiago Santos Pereira.