O Município da Lousã integra o projecto “Playful Paradigm II”, no âmbito do URBACT, em conjunto com os municípios de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia).
Potenciando o que já existe em cada concelho, a rede visa replicar o “paradigma lúdico” baseado na “gamificação” como um conceito inovador para promover a inclusão social, estilos de vida saudáveis, consciência energética, solidariedade inter-geracional, mediação cultural e prosperidade económica.
Segundo a Câmara Municipal da Lousã, “este paradigma ajuda a repensar o bem-estar da comunidade e é replicável e adaptável a outros contextos urbanos, uma vez que o ‘brincar’ é um princípio universal, praticado naturalmente por todo ser humano”.
A primeira reunião desta rede decorreu hoje (30), em formato digital, e estão previstos diversos encontros de trabalho e de promoção das boas práticas de cada município, informou a autarquia da Lousã.
De referir que o programa de cooperação territorial europeia URBACT visa promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa. Este é um instrumento de política de coesão, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, nos 28 Estados-Membros, a Noruega e a Suíça.
“A missão do URBACT é permitir que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, criando redes, aprendendo com as experiências do outro, desenhando lições e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas”, concluiu a autarquia lousanense.