O 16.º Fórum da Educação decorreu ontem, dia 10, no Auditório Municipal de Penela, com o tema “Desafios da Educação no Séc. XXI – A Era Digital e as Metodologias Activas”.
Esta foi uma iniciativa do Município de Penela em parceria com o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro.
O Fórum da Educação já está consolidado nos últimos anos como um marco que assinala o início do ano lectivo no concelho de Penela e é um momento formativo por excelência, de reflexão e partilha de experiências entre a comunidade educativa.
Depois de um ano de interrupção, fruto da pandemia, o Fórum da Educação pretende, cada vez mais, ser um espaço de debate de ideias, sensibilizando e capacitando os docentes para a Era Digital e como as novas tecnologias são uma ferramenta imprescindível para combater o insucesso escolar.
A manhã começou com a sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias, seguida da apresentação do “Projecto MAIA – Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica” por Joaquim Picado, assessor e consultor do CFAE Alto Tejo de Castelo Branco.
Uma equipa de docentes do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro (AEIDP), composta pelos professores Manuela Sobral, Ana Guedes, Ana Matos e João Dias apresentaram o “Projecto AMAM – Avaliar Melhor para Aprender Mais” e está enquadrado no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular que pretende melhorar as práticas pedagógicas das escolas e dos professores no domínio da avaliação, com vista a melhorar as aprendizagens dos alunos.
Outra equipa também do AEIDP, desta feita pelos docentes Alexandrina Vaz, Ana Guedes, Pedro Brito e João Dias apresentaram o “Plano de Acção para o Desenvolvimento Digital Escolar em Penela”.
Sofia Gonçalves, professora investigadora da Escola Superior de Educação de Coimbra iniciou a tarde com a apresentação “Metodologias Activas – Aprendizagem cooperativa da teoria à prática” e a editora AREAL terminou com a demonstração dos “Ambientes Inovadores para a Educação”, um conjunto de ferramentas interactivas adquiridas pelo Município de Penela que estão ao serviço da educação de modo a garantir o melhor processo de ensino-aprendizagem.