O Município de Arganil está a promover, até 30 de Setembro, o concurso de fotografia digital “à Beira do Ceira@Arganil”.
De acordo com a Câmara Municipal, a iniciativa pretende “desafiar a comunidade a olhar, explorar e revisitar o património natural do concelho”, convidando as pessoas a partilharem fotografias que tenham como cenário o rio Ceira, mais concretamente o percurso do rio situado no concelho.
O rio Ceira nasce na Serra do Açor e passa, na sua viagem até ao rio Mondego, pela freguesia do Piódão (Malhada Chã) e pela União das Freguesias de Cepos e Teixeira (Casal Novo).
Serão valorizadas as fotografias que destaquem o património natural e sociocultural do rio Ceira no concelho de Arganil, nomeadamente os ecossistemas, as actividades culturais e de lazer, assim como as infraestruturas hidráulicas e socioculturais, como por exemplo, açudes, levadas ou moinhos de água.
As fotografias devem ser enviadas, até 30 de Setembro, para o email geral@cm-arganil.pt, fazendo-se acompanhar da ficha de inscrição preenchida, que se encontra disponível no site da Câmara Municipal de Arganil.
As fotografias recebidas serão submetidas à apreciação dos seguidores das redes sociais do Município de Arganil (Facebook e Instagram) e as cinco fotografias que reunirem mais likes irão passar à fase final, sendo avaliadas pelo júri do concurso, composto por representantes da Câmara Municipal de Arganil, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Serão premiadas as três fotos com mais votos. O primeiro lugar irá receber um voucher para duas pessoas que dará acesso a uma noite nas Casas da Serra do Açor, Casal Novo. O segundo classificado vai receber um voucher refeição para duas pessoas no restaurante “O Miradouro”, Cepos. Já o terceiro classificado receberá um cabaz com produtos locais.
De referir que esta iniciativa é promovida pelo Município de Arganil, no âmbito do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”. O projecto é financiado pelo Programa EEA Grants, através do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e tem como parceiros a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Faculdade de Engenharia da universidade do Porto, a Direcção Norueguesa para a Protecção Civil (DSB – Nowergian Directorate for Civil Protection) e os Municípios de Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra.