Coimbra  12 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu Teresa Granado, fundadora da Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis

31 de Agosto 2021

Maria Teresa Serra Granado, fundadora da Comunidade Juvenil de São Francisco de Assis, faleceu, segunda-feira, aos 92 anos, na sequência de um AVC do qual estava em convalescença.

A Madre Teresa será velada a partir das 16h30 de hoje na capela mortuária de São José (Paróquia de São José/Coimbra) e as cerimónias fúnebres terão início amanhã, dia 1 de Setembro, pelas 10h30, seguidas da romagem ao cemitério da Conchada onde será sepultada.

Teresa Granado nasceu na Covilhã, a 29 de Março de 1929, e a sua preocupação com os excluídos começou cedo, acompanhando o seu pai (médico) e visitando os reclusos. Em França entrou para a congregação das Franciscanas Missionária de Maria e este em Itália e Macau.

De regresso a Portugal, em 1963, assumiu, por indicação de Bissaya Barreto, a direcção da Escola Social Normal de Coimbra, instituição que deu origem ao antigo Instituto Superior de Serviço Social.

Teresa Granado lançou, em 1968, na Rua Luiz de Camões, a primeira pedra da que viria a ser a Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, que passou para Bemcanta antes de se fixar no Bairro de S. Miguel, Eiras. Este projecto alargou-se, depois a Olho Marinho, Vila Nova de Poiares, onde foi criada outra casa de acolhimento.

A actividade de ajuda ao próximo, especialmente às crianças e jovens, foi distinguida com a “Medalha de Abnegação” da Cidade de Coimbra, atribuída a 4 de Julho de 1993, o Prémio Ângelo de Almeida Ribeiro, atribuído em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados e uma distinção, em 1997, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.