Coimbra  13 de Junho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu Pedro Nogueira Ramos, Professor da Faculdade de Economia de Coimbra

6 de Julho 2021 Jornal Campeão: Faleceu Pedro Nogueira Ramos, Professor da Faculdade de Economia de Coimbra

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) anunciou, esta terça-feira (dia 6), o falecimento do seu Professor Catedrático Pedro Nogueira Ramos, com 64 anos.

Pedro Miguel Girão Nogueira Ramos nasceu na Figueira da Foz, em 1957, foi docente da FEUC e membro fundador do CeBER (Center for Business and Economics Research), licenciou-se em Economia em 1980, fez o doutoramento em 1992 e a agregação em 2006, sempre na FEUC.

“Economista muito reconhecido, cultivava um vasto conjunto de especialidades de investigação, com destaque para a macroeconomia internacional, macroeconomia e política regional, análise input-output, cadeias de valor e produção e análise de indicadores económicos, nomeadamente sobre balanças de pagamentos e contas nacionais. A economia do desenvolvimento e os estudos de política regional são centrais na sua obra e percurso académico”, refere a FEUC.

Além da investigação em Economia, Pedro Ramos desenvolveu um trabalho intenso e de grande mérito no ensino graduado e pós-graduado da FEUC. Coordenou diversos cursos da área de Economia e teve uma participação marcante no Conselho Científico. “Pensava o curriculum e as sinergias entre investigação e ensino de maneira particularmente sólida e sempre com um sentido crítico de que todos beneficiámos”, refere a Faculdade.

“A FEUC presta homenagem ao Prof. Doutor Pedro Ramos, e à sua memória, e agradece todo o trabalho de ensino e de investigação que fez ao longo de muitos anos. Pedro Ramos era um excelente professor cujo trabalho docente marcou sucessivas gerações de alunos. Tinha da economia uma visão integrada, vinculada aos problemas sociais e às metas do desenvolvimento”, sublinha Álvaro Garrido, Director da FEUC.

O reconhecimento académico do Prof. Doutor Pedro Ramos valeu-lhe outras responsabilidades e alguns cargos de relevo fora da Universidade. Entre outros contributos que deu à sociedade portuguesa e a diversas instituições, trabalhou para o Instituto Nacional de Estatística durante mais de uma década, como Chefe do Serviço de Estudos e Difusão da Direção Regional do Centro do INE e, depois, Director das Contas Nacionais. Foi ainda consultor do Eurostat para as Contas Regionais e membro Conselho Económico e Social designado pelo CRUP. Durante muitos anos, foi director da Revista Portuguesa de Estudos Regionais.

Foi Pró-Reitor da Universidade de Coimbra entre 2007 e 2010, tendo feito parte da equipa do Reitor Fernando Seabra Santos.

Publicou dezenas de artigos, estudos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Dos trabalhos que publicou destaca-se um livro de grande sucesso, que foi justamente elogiado na última edição do semanário Expresso: Torturem os Números que eles Confessam. Sobre o Uso e Abuso das Estatísticas em Portugal, e não só (Almedina, 2012).

“Pedro Ramos deixa uma obra e todo um trabalho académico e de intervenção cívica que devemos saber honrar e transmitir”, refere a Direcção da FEUC.

A FEUC dirige à família do Prof. Doutor Pedro Ramos “os mais sentidos pêsames e à sua homenagem associam-se todos os colegas, funcionários, estudantes e antigos estudantes. Da sua inteligência e vivacidade intelectual guardaremos uma memória muito afetuosa e sempre grata”.