A banda cantanhedense FUGUE foi a vencedora do concelho de Cantanhede do concurso “Convocatória Aberta”, que se insere no programa Coimbra Região de Cultura.
A iniciativa foi dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e envolve os 19 municípios, apresentando-se como uma forma de valorizar a relação entre criação artística, o património cultural e estruturas culturais do território.
Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu em Arganil, a CIM premiou os projectos musicais vencedores da “Convocatória Aberta” e outras iniciativas de música e/ou arte sonora, no âmbito da “Programação Cultural em Rede – Coimbra Região de Cultura”.
Presente na sessão esteve o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que aproveitou para dar os “parabéns ao Francisco Freire, ao Thomas Fresco e ao Rafael Castilho, elementos que corporizam este extraordinário projecto artístico no âmbito da música que venceu o concurso ‘Convocatória Aberta’ no concelho de Cantanhede”.
Para o responsável pelo pelouro da Cultura e da Juventude, “este prémio é o corolário do devido reconhecimento da qualidade e da novidade musical que trazem para o concelho, reafirmando a excelência da musicalidade deste projecto em particular”. O autarca destaca ainda “a dinamização desta iniciativa no concelho, que atesta bem a riqueza e a elevação artística que facilmente constatamos em Cantanhede, traduzido na qualidade com que os diversos projectos concelhios se apresentaram a concurso, o que dificultou seguramente a decisão do júri. Estes projectos que confirmam a existência no concelho de um conjunto alargado e relevante de expressões musicais de inegável valor e importância. São muitos os talentos que assistem às gentes de Cantanhede e que grassam pelo nosso extenso território; e que vão espalhando a magia e o encanto da arte musical e que contagiam quem dela usufrui, honrando e dignificando o bom nome do nosso concelho”, concluiu.
O projecto vencedor vai receber um prémio monetário de 2 500 euros, não deixando a autarquia “de realçar a participação de outros projectos de Cantanhede de grande qualidade que confirmam de forma mais alargada a dinâmica e a qualidade cultural que caracteriza o município de Cantanhede, nomeadamente Drabs Wégger DJ, O Som das Palavras, Melissa, Another World, Mão na Lisa ou Salvador d’Alice”. Para além do valor pecuniário e de acordo com sorteio, a banda vencedora irá ainda actuar nos concelhos de Mira e Góis.
FUGUE já se haviam apresentado a concurso na terceira edição do Festival Cata Sonhos, em 2019, tendo alcançado o segundo lugar, o que, para o Executivo de Cantanhede, é um “sinal do reconhecimento e validação pública do trabalho musical que já vinham a desenvolver”.
A Câmara Municipal de Cantanhede divulgou alguns destes trabalhos no Ciclo de Concertos “30 Minutos de Música”, transmitindo a toda a comunidade em tempo de pandemia.
“Coimbra Região de Cultura” é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar dezenas de iniciativas nos 19 municípios que integram a CIM de Coimbra. Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região. “Coimbra Região de Cultura” é co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).