Coimbra  13 de Junho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Miranda do Corvo apoia famílias e comércio com mais de 45 mil euros

23 de Junho 2021

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo já atribuiu às famílias com baixos rendimentos vales de compras no valor superior a 45 mil euros, os quais têm de ser gastos no comércio local.

Este valor verifica-se depois de três meses do início da execução do Plano de Valorização Económica e Social.

De acordo com o Município de Miranda do Corvo, este apoio extraordinário vai durar até ao final do ano e, só em Junho, “foram apoiados 235 agregados familiares, que representam 575 requerentes individuais”.

Todos estes beneficiários cumpriram alguns dos requisitos da autarquia para a atribuição deste apoio – residir em Miranda do Corvo há, pelo menos, meio ano; baixos rendimentos; a integração de elementos menores que beneficiem do 1.º e 2.º escalão do abono de família; beneficiar do Rendimento Social de Inserção (RSI) e a integração de um ou mais elementos do ensino superior que beneficiem de bolsa de estudo anual, subtraído da propina efectivamente paga, igual ou superior a 2 200 euros por ano.

Por outro lado, para a Câmara Municipal, esta medida “representa uma importante injecção financeira no comércio local, após muitos meses em que se viram obrigados a reduzir ou mesmo encerrar os seus negócios”.

Recorde-se que também no âmbito do Plano de Valorização Económica e Social, as empresas e empresários em nome individual que tiveram mais prejuízos decorrentes da pandemia da covid-19, foram também já apoiados no valor total de 42 mil euros, valor que será reforçado numa 2.ª fase de candidaturas a abrir em breve.

O Plano de Valorização Económica e Social da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, aprovado em Março deste ano, prevê, para além dos apoios às famílias, a atribuição de verbas a empresas e empresários em nome individual, um incentivo à construção e reabilitação urbana e uma campanha de valorização territorial. Todas estas medidas são complementares a outras, municipais e nacionais, que se encontram em vigor.