A equipa de rua “Reduz”, da Cáritas Diocesana de Coimbra, promoveu, no passado dia 22 de Maio, uma acção denominada “Limpar Portugal”.
A iniciativa contou com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 162 de Santa Clara – 4.ª Secção – Clã 7 Viriato, com um grupo de voluntários e ainda um grupo de utentes.
Seguindo uma lógica de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), esta actividade visou, fundamentalmente, incentivar a educação cívica e ambiental dos utilizadores de drogas ilícitas, assim como a sensibilização e informação da comunidade envolvente para esta problemática.
“Em 2021, a equipa de rua ‘Reduz’ não quis somente limpar, mas sobretudo responsabilizar”, disse a Cáritas, acrescentando que o “projecto constitui-se como uma plataforma privilegiada de triagem, apoio e encaminhamento, destinada à intervenção psico-social de primeira linha com indivíduos envolvidos em problemáticas de toxicodependência e/ou alcoolismo (sem enquadramento sociofamiliar), frequentemente associadas também a prostituição e/ou ausência de abrigo”.
A Cáritas atende homens e mulheres, a partir dos 18 anos de idade, no seu equipamento a funcionar no Terreiro da Erva, na Baixa de Coimbra.