Coimbra  13 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia: Monte Castro vai ser alvo de requalificação ambiental e paisagística

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: Anadia: Monte Castro vai ser alvo de requalificação ambiental e paisagística

A Câmara Municipal de Anadia vai avançar com a requalificação ambiental e paisagística da zona do Monte Crasto, num investimento superior a 700 000 euros, com um prazo de execução de oito meses.

Segundo o Município, o objectivo é transformar aquela zona do centro da cidade de Anadia num espaço verde urbano, dotado de sinalética; trilhos e circuitos de manutenção; miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e a zona serrana; espaços de lazer e de merendas, em sintonia com a valorização e conservação dos recursos naturais e históricos.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, a autarquia deliberou avançar com esta empreitada, considerando “a oportunidade para apresentação de candidatura a Fundos Comunitários”, no âmbito do Programa CENTRO 2020, designadamente na prioridade de “Investimento na Conservação, Protecção, Promoção e Desenvolvimento do Património Natural”. A autarca salientou, ainda, que “esta intervenção está inscrita na Operação de Reabilitação Urbana de Anadia e respectivo ‘Programa Estratégico de Reabilitação Urbana’, aprovados pela Assembleia Municipal”.

Esta empreitada, que abrange uma área de intervenção aproximadamente de 39 000m2, surge em linha de complementaridade com outras obras de requalificação urbana já realizadas pelo Município, nomeadamente as requalificações da rua Júlio Maia, da rua Justino Sampaio Alegre e o Parque Urbano de Anadia.

De realçar que o espaço carece de uma intervenção de grande dimensão, no sentido de proporcionar, a quem se desloca ao Monte Crasto, várias vertentes de lazer, nomeadamente percursos pedestres, zonas de merendas e zonas de observação.

Para o Executivo, “importa evidenciar a complementaridade da intervenção no Monte Crasto com a recente intervenção na construção do Parque Urbano de Anadia, uma vez que vão formar duas grandes áreas verdes interligadas por corredores verdes (arruamentos arborizados), criando assim uma ligação fundamental entre estes espaços”.

Na concepção deste projecto, procurou-se um equilíbrio entre as componentes funcionais, ecológicas e paisagísticas, nomeadamente no que respeita à gestão do mesmo, pretendendo-se que seja tendencialmente sustentável. A preservação dos recursos naturais constitui um pilar basilar na presente intervenção, sendo essa a mensagem que se pretende comunicar com toda a dinâmica e interacção que o espaço envolvente do Monte Crasto irá proporcionar.

A criação de um miradouro é um dos elementos inovadores da presente proposta, que pretende tirar partido da vista panorâmica que o Monte Crasto proporciona, criando um ponto de observação sobre a cidade de Anadia. O miradouro terá uma plataforma de 24 metros de comprimento e três metros de largura.

O circuito de manutenção contempla 13 estações distribuídas, por toda a envolvente do Monte Crasto, numa extensão aproximada de 1 300 metros lineares, proporcionando aos seus utilizadores a descoberta de todo o património natural e histórico existente no local.

O mobiliário urbano proposto para este projecto foi pensado no sentido de este ser executado em materiais naturais, nomeadamente pedra e madeiras, por forma a que este se enquadre em toda a zona envolvente e de forma a não causar grande impacto visual. Algumas das peças de mobiliário foram pensadas e criadas, propositadamente, para este projecto, com o objectivo de avivar as recordações do mobiliário primogénito deste local. A iluminação pública será em tecnologia LED, que será concretizada através da colocação de colunas e pimenteiros em madeira para não destoar de toda a envolvente, não causando significativos impactos visuais, ao longo de todos os circuitos pedonais. Na zona da praça central, junto a capela, estão previstos projectores de chão e colunas metálicas de seis metros.

“O Monte Crasto é um local privilegiado do ponto de vista estratégico, tanto pelas condições naturais de defesa como pela localização. Com 94,5 metros de altitude, este ponto geográfico destaca-se no vale plano que acolhe a sede do concelho e as povoações limítrofes, dali se avistando a paisagem em redor, numa vasta extensão”, disse a Município.