A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) aprovou, por unanimidade, a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) 2021-2027 e a sua submissão a auscultação pública para recolha de contributos.
Este processo “foi iniciado em 2019, no âmbito da preparação do novo ciclo de financiamentos comunitários e tendo em vista o reforço das competências, na promoção da competitividade e na coesão territorial, tendo por objectivo a melhoria do nível das populações”, disse a CIM-RC.
No entanto, o aparecimento da pandemia da covid-19 “obrigou a um profundo trabalho de reflexão dos seus impactos na definição da estratégia de desenvolvimento no horizonte do próximo quadro comunitário, o que naturalmente resultou na necessidade de adaptação da estratégia ao contexto actual”.
O documento, que se encontra alinhado com as prioridades definidas pela Comissão Europeia, com a Estratégia Portugal 2030 e com a Visão Estratégica Centro 2030, recentemente concluídos, “tem como objectivo principal tornar a região exemplar no ambiente, pioneira e líder na inovação e comprometida na valorização do potencial endógeno, mobilidade e direitos sociais”, afirmou a CIM-RC.
A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Coimbra 2021-2027 foi elaborada com a assessoria do Instituto Pedro Nunes (IPN). Para isto foram consultados os responsáveis políticos e técnicos dos 19 municípios e recolhidos os seus contributos, “não só sobre o que correu bem e menos bem no Portugal 2020 e na EIDT CIM-RC 2014-2020, mas sobretudo sobre a visão, objectivos e propostas de acções que têm para o desenvolvimento da Região no horizonte 2021-2027, alinhadas com as linhas orientadoras já definidas pela Comissão Europeia”.
O processo de construção da estratégia contou, ainda, com a participação e envolvimento dos agentes locais e demais ‘stakeholders’, como instituições públicas, autarquias, organizações sem fins lucrativos, entidades do sistema científico e tecnológico regional e empresas para a reflexão, partilha de informação, identificação de problemas, oportunidades e soluções, bem como identificação de sinergias e complementaridades essenciais ao sucesso da estratégia desenvolvida para a região.
A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2021-2027 será a base de negociação da região de Coimbra com as entidades nacionais e europeias para o próximo quadro comunitário.
Segundo a CIM-RC, inicia-se, agora, “ o processo de auscultação pública para recolha de contributos para a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Coimbra 2021-2027”, que pode ser consultada no website da CIM. Esta vai decorrer até 18 de Março, devendo os contributos ser enviados para o email geral@cim-regiaodecoimbra.pt.