Coimbra  22 de Maio de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mundial de Canoagem em Montemor-o-Velho já tem oito países inscritos

1 de Março 2021

O Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, que se vai realizar entre 15 e 18 de Julho, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, já tem confirmada a presença de oito países.

Para além de Portugal, a competição vai contar com as selecções de Espanha, Bielorrússia, Grã-Bretanha, Suécia, Israel, Eslovénia e Tunísia.

A organização da prova, que “em termos numéricos é a maior da canoagem mundial”, espera receber 60 países e cerca de 1 500 atletas dos dois escalões.

Apesar dos tempos ainda serem de muitas incertezas, provocadas pela pandemia da covid-19, a canoagem mundial dá um sinal de esperança, com os países a assumirem, desde já, a vontade de marcar presença numa competição internacional. De sublinhar que Portugal recebe, pela segunda vez, um Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, repetindo a organização realizada em 2015.

Segundo Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, trata-se de “um bom indicador da vontade dos países na participação no nosso Mundial”. O responsável considera que as inscrições já realizadas “podem contribuir para o sucesso da organização” e sublinhou que “a excelência organizativa é algo que Portugal tem habituado”.

Na quinta-feira (25), a antiga torre de chegada do CAR de Montemor-o-Velho foi demolida, assumindo-se esta acção como um passo fundamental para o futuro da canoagem portuguesa. Segue-se a construção da nova infra-estrutura que vai reforçar a excelência deste equipamento desportivo. De referir que a construção da nova torre de chegada estava prevista para 2018, ano em que o concelho recebeu o Mundial de Velocidade e Paracanoagem.

Depois desta competição, o Mundial de Juniores e Sub-23 assume-se como o início de um novo ciclo de competições internacionais no CAR de Montemor-o-Velho.

A Federação Portuguesa de Canoagem é, neste momento, uma das candidatas à organização do Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23, que se vai realizar em 2023 e já decorreu em Portugal em 2012.