A Câmara Municipal da Lousã e o Agrupamento de Escolas associaram-se novamente este ano lectivo, para promoverem aprendizagens em ambientes inovadores de ritmos, flauta de bisel e composição, com recurso a três aplicações educativas da Classplash.
O Município ofereceu as licenças das aplicações para poderem ser utilizadas por todas as crianças do 1.º ciclo do Agrupamento e às turmas do 5.º e 6.º anos interessadas, totalizando 674 alunos e 17 docentes.
As três aplicações disponíveis gratuitamente são o “Rhythmic Village”, mais utilizado no 1.º e 2.º ano, um jogo rítmico que introduz à leitura das figuras rítmicas e a instrumentos de percussão; o “Flute Master”, o preferido dos alunos, um jogo educativo que desenvolve aptidões para a flauta de bisel e de leitura na pauta; e o “Cornelius Composer”, com o qual professores e alunos podem facilmente compor música sem ‘software’ complexo e difícil de usar.
Segundo o Executivo, “todas estas aplicações são úteis não só para a aprendizagem da música, mas também para o ensino do uso das tecnologias e para promoção de línguas, já que facilmente se consegue mudar a língua”
As licenças oferecidas pela Câmara Municipal, para instalar e jogar em casa, estão disponíveis no “Classroom” das respectivas turmas e têm sido utilizadas pelos alunos e docentes no ensino a distância.