A EPTOLIVA, Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, no âmbito da participação no 1.º Fórum Nacional dos Clubes de Ciência na Escola, recebeu, na passada segunda-feira (22), a equipa de reportagem da Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, um trabalho que será emitido brevemente no programa “Falar Global”, da estação televisiva CMTV e que consiste em dar a conhecer algumas das actividades e projectos de ciência desenvolvidos na escola profissional, sob a orientação de Honorata Pereira, docente coordenadora do CCV da EPTOLIVA.
Sob o argumento “Sustentando o Insustentável”, a ciência viva da EPTOLIVA tem vindo a “desenvolver projectos científicos focados nas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Economia Circular, que conquistado o reconhecimento nacional e internacional, estimulando a partilha de conhecimentos e boas práticas, bem como a sensibilização da comunidade educactiva para os vários problemas ambientais”, adiantou a escola em comunicado.
Entre os cerca de 230 clubes de ciência que fazem parte da rede nacional, a EPTOLIVA foi a escolhida para divulgar as novas tecnologias, os comportamentos e a inovação na sociedade portuguesa, bem como um espaço de divulgação na galeria de reportagens dos Clubes Ciência Viva na Escola espalhados de Norte a Sul do país.
A EPTOLIVA ao longo da última década obteve uma centena de prémios e “tem-se destacado a nível nacional e internacional como uma Escola de referência no desenvolvimento de projectos comunitários na área de Ciência e Empreendedorismo”, referiu Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA, destacando esta evidência como “uma estratégia há muito assumida na escola, onde o trabalho por projecto tem sido uma metodologia implementada com exemplos de grande sucesso”.
A escola estabelece parcerias com várias instituições de ensino superior, entre universidades e politécnicos, destacando-se a ligação com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que partilham de laboratórios e equipamentos.
Segundo Daniel Costa os clubes de Ciência Viva na Escola, “constituem um espaço catalisador para o desenvolvimento da literacia científica e tecnológica e para a modernização dos modelos e estratégias de ensino”, sendo por essa razão importante manter a escola adaptada às mudanças diárias.
A EPTOLIVA está a construir um Centro Ciência Viva aberto à comunidade.