Coimbra  9 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APBC faz balanço positivo das acções de dinamização do comércio local

16 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: APBC faz balanço positivo das acções de dinamização do comércio local

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) fez, hoje, um balanço positivo das actividades que dinamizou nesta época natalícia, apesar de terem sido maioritariamente online, a repercussão das iniciativas em clientes e comerciantes foi significativa.

A impossibilidade de realizar acções de rua levou a APBC a focar as suas atenções online e, de facto, “as visualizações, partilhas e comentários nas redes tem sido muito boas”, mas segundo a presidente Assunção Ataíde, também offline se ouve dizer “vou à Baixa, vou ao comércio local”. “Nos últimos fins-de-semana tenho observado muita gente na Baixa e estas dinâmicas que promovemos têm vinculado as pessoas a esta zona da cidade”, revela a responsável.

Assunção Ataíde lamentou, contudo, que nem todos os comerciantes estejam abertos aos fins-de-semana. “Temos de ser coerentes. Se queremos ter clientes, temos de estar abertos”, afirmou, apelando a que, pelo menos, nesta época natalícia os comerciantes façam um esforço para alargarem os seus horários de funcionamento.

“Como comerciante posso dizer que nesta altura era previsível ter uma grande baixa na facturação mas nos últimos dias temo-nos aproximado dos anos anteriores. Uma quebra significativa sentimos, sim, no Verão porque vive-se muito do turismo, mas no Natal os turistas são e eram mais residuais, daí as vendas estarem um pouco melhores do que esperávamos”, revelou.

Quanto às acções levadas a cabo pela APBC, as respostas não poderiam ser melhores a nível online. Desde os vídeos com os testemunhos de figuras públicas ligadas a Coimbra a apelar à compra no comércio local, que tiveram muita aceitação, partilhas e comentários, até à iniciativa “Rua Marquise” – de decorar montras com ilustrações –, tudo tem contribuído para atrair à Baixa e dinamizar um pouco mais esta zona da cidade.

O mesmo se pretende, agora, com o lançamento de um filme – nas redes sociais da APBC – com quatro episódios, cujo mote é “Viver o Natal no comércio local”, que envolve todos os associados da APBC e que mostra como qualquer necessidade pode ser colmatada no comércio tradicional.

“A adesão tem sido positiva, nota-se que as pessoas falam mais no comércio tradicional”, notou Assunção Ataíde.