A EDP Distribuição concluiu a última fase de remodelação da linha de Média Tensão (15 kV) entre a Subestação da Relvinha e o Posto de Transformação dos Fornos, em Coimbra.
A remodelação do activo incluiu “a substituição de vários troços em zona de elevado tráfego viário, sendo uma das vias de principal acesso à cidade”, revela a EDP, adiantando que “a intervenção ao longo de três quilómetros envolveu um investimento global na ordem dos 150 000 euros e visou a recuperação de activos mais antigos, de forma a contribuir para uma melhoria da qualidade de serviço na zona”.
Segundo a empresa, esta remodelação foi “realizada de forma faseada, uma vez que a linha intercepta o IC2, tendo sido necessário garantir a prévia autorização de várias entidades e o acompanhamento na execução da Polícia de Segurança Pública. Nestes trabalhos, foram utilizados vários meios especializados, nomeadamente duas gruas de grande dimensão para sustentação dos condutores, que permitiram manter a circulação durante a intervenção, pelo menos numa das vias”.
A recuperação deste activo decorreu sob a responsabilidade da EDP Distribuição no que respeita ao projecto, licenciamento, acompanhamento e fiscalização da obra, e a execução ficou a cargo do prestador de serviço Barata & Marcelino.
A EDP Distribuição “acompanhou todas as fases dos trabalhos e certificou-se que os mesmos decorreram dentro das normas e procedimentos de segurança em vigor”, nota a empresa, sublinhando que “foi possível constatar a perícia e a coordenação das equipas executantes, numa intervenção de trabalhos de nível de risco comprovadamente elevado. Os troços remodelados foram recentemente colocados em serviço, na sua totalidade”.