Face à campanha de desinformação que tem sido veiculada acerca do aumento do preço da água no concelho de Montemor-o-velho, impõe-se repor a verdade dos factos para esclarecer toda e qualquer dúvida.
A exploração dos sistemas públicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais passou, a 15 de Janeiro de 2020, a ser da responsabilidade da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, Empresa Intermunicipal, S.A., constituída pelos Municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.
Tal transição de Entidades Gestoras não comprometeu a continuidade do serviço de abastecimento de água nem veio aumentar o preço do serviço para os Munícipes do concelho de Montemor-o-Velho. De facto, o tarifário assumido e aprovado pela ABMG é o mesmo já praticado pelo Município de Montemor-o-Velho desde 2016. E assim vai continuar durante 2021.
Importa ainda esclarecer que, devido à pandemia e ao confinamento geral, não houve recursos humanos para fazer as leituras, o que motivou um atraso na emissão da facturação. Na tentativa de regularizar essa situação foram emitidas duas facturas com datas de cobrança no mesmo mês, facto que o Município de Montemor-o-Velho lamenta, tendo imposto à ABMG que tal não se repita. Mais se informa que, doravante, as cobranças serão efectuadas até ao dia 10 de cada mês.
A acusação de existência de duplicação de facturas é, por isso, sublinhamos, falsa.
Por forma a mitigar as consequências que a pandemia possa trazer às famílias, e para não comprometer a sua estabilidade financeira, foi deliberado alargar o prazo de pagamento das facturas emitidas no ano de 2020 até Fevereiro de 2021. Desta forma, os Munícipes podem pagar as facturas da água em prestações, de acordo com a sua disponibilidade económica.
Para esclarecimento de dúvidas relativas à facturação, a ABMG tem disponível uma linha de contactos: Telefone: 969 318 817 / 239 246 600; e Email: geral@abmg.pt
Presencial: Rua de São Pedro – Pavilhão Multiusos da Carapinheira 3140-099 Carapinheira
Município de Montemor-o-Velho