Coimbra  12 de Maio de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede faz melhoramentos no canil municipal por 45 000 euros

1 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Cantanhede faz melhoramentos no canil municipal por 45 000 euros

As obras no canil municipal de Cantanhede – Centro de Recolha Animal – estão quase concluídas e representam um investimento do Município de 45 000 euros, com um financiamento comunitário de 15 000 euros.

Segundo a Câmara Municipal, o objectivo destas intervenção é ter a possibilidade de “duplicar a capacidade de lotação daquele equipamento para dar resposta ao crescente abandono de canídeos, situação que, segundo os últimos dados do concelho, tem vindo a agravar-se significativamente, levantando sérias dificuldades ao respectivo serviço municipal”.

O canil, que está localizado no perímetro da Zona Industrial de Cantanhede, junto à antiga ETAR entretanto desactivada, “encontrava-se claramente subdimensionado para acomodar os animais capturados diariamente, o que levantava sérios problemas em termos de logística e outros daí decorrentes nomeadamente a nível de salubridade”, afirma o vereador do pelouro, Adérito Machado, adiantando que “a intervenção realizada era absolutamente necessária para assegurar o respeito pelas exigências da legislação em vigor em matéria de higienização, funcionalidade e adequada guarda dos animais”.

“Trata-se de um investimento necessário desde há bastante tempo, tínhamos de aumentar a capacidade do canil para acompanhar a evolução das capturas regulares”, afirma o autarca, alertando para a necessidade de “haver sentido de responsabilidade da parte de quem tem animais de companhia ou de estimação”, e apelando “para que não os abandonem, o que, além de ser uma violência para os animais, levanta problemas de saúde pública e de segurança para as pessoas”.

Entretanto, para combater o flagelo do abandono dos animais de companhia, o Município de Cantanhede tem adoptado práticas de saúde e bem-estar animal no Centro de Recolha Animal e a desenvolver campanhas para estimular a adopção de cães e cachorros.

Assim, além da esterilização, desparasitação externa e interna, os animais adoptados são agora vacinados, de forma a prevenir doenças como a Raiva, Parvovirose, Leptospirose e Parainfluenza (tosse do canil), e é efectuada a sua identificação electrónica gratuitamente.

Recorde-se que a vacina antirrábica e a identificação electrónica são obrigatórias por lei.

“Quem adoptar um animal do canil, além de estar a ganhar um amigo para a vida está a contribuir para que haja menos pressão no canil e nos serviços” refere o vereador Adérito Machado, mas sublinhando que “só deve adoptar um animal quem achar que tem disponibilidade financeira, espaço físico e tempo para isso”.

Os animais disponíveis para adoção podem ser visitados nas instalações do Centro de Recolha Animal ou através da página do Facebook em “Centro de Recolha Animal de Cantanhede“, ou ainda na página oficial do Município.