A União de Freguesias de Coimbra (UFC) volta a mostrar estar atenta e a apoiar a população na protecção contra a covid-19, através da entrega de máscaras aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do seu território.
Já no Dia da Criança, a 01 de Junho, o Executivo da UF de Coimbra tinha distribuído panamás infantis com viseiras às crianças, para que pudessem “brincar em segurança”. Agora foi a vez das máscaras e, ainda que “as crianças não estejam referenciadas como grupo de risco e que o uso de máscara não seja obrigatório até aos 10 anos, em ambiente escolar, a UFC distribui-o cerca de 330 máscaras reutilizáveis, ceqrtificadas para 25 lavagens, pelos alunos do primeiro ciclo do ensino básico das escolas de Santa Cruz, Almedina, Conchada e São Bartolomeu”, revela aquela autarquia local.
“Juntamente com a máscara, cada criança irá receber um folheto informativo, onde estão descritas as boas práticas de uso e manuseamento da máscara, a importância de lavar e desinfectar as mãos e de manter o distanciamento social”, adianta.
Assim, qualquer criança que resida na UFC, mesmo que não frequente nenhuma das escolas daquele território poderá levantar, gratuitamente, tanto a máscara como o folheto informativo numa das suas delegações.
“A UFC recomenda o uso de máscara em ambiente escolar, sempre que possível, como meio de protecção pessoal e de prevenção da propagação do vírus da covid-19”, conclui.
Em Junho, além destes equipamentos para as crianças, começaram, também, a ser distribuídas batas, toucas, gel desinfectante, viseiras, tapa sapatos e máscaras para quem trabalha nos jardins de infância e creches.