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Concessionárias EGF lançam maior campanha ambiental de sempre

8 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Concessionárias EGF lançam maior campanha ambiental de sempre

As concessionárias EGF, grupo líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, lançaram, esta quarta-feira (07), a maior campanha de sensibilização ambiental alguma vez desenvolvida em Portugal com fundos europeus.

Com um investimento de mais de um milhão de euros, o movimento “O Futuro do Planeta não é Reciclável”, apela à prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos.

O objectivo desta campanha é de levar o cidadão à acção e a fazer parte de um movimento colectivo, através da adopção de comportamentos ambientais adequados na sua gestão diária e ao assumir o seu papel de gestor de recursos, numa cadeia de valor da qual fazem parte a EGF e as suas concessionárias, entre elas a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, com sede em Coimbra.

“Esta é uma campanha muito importante para o grupo EGF. Contámos com o envolvimento de todas as concessionárias, colaboradores e parceiros, para criarmos, em conjunto, um movimento ambiental colectivo que vai fazer a diferença”, sublinhou Emídio Pinheiro, presidente do Conselho de Administração da EGF.

Esta campanha integra a candidatura Comunicação Ambiental Estratégica, apresentada pelas concessionárias EGF e aprovada pelo POSEUR para o período 2016-2020 com um cofinanciamento de 85 por cento. Para a sua concretização foi realizado um concurso público com publicidade internacional, tendo sido concretizada a adjudicação pelo valor de 1 061 732 euros.

A apresentação da campanha foi feita, no teatro Thalia, em Lisboa, numa cerimónia pública que contou com a participação de Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente.

 

Uma Campanha que pretende provocar consciências

O filme publicitário, da autoria do realizador Rúben Alves, autor do filme “Gaiola Dourada”, é muito cinematográfico e tem como objectivo provocar consciências e levar à mudança necessária de comportamentos. Neste ‘spot’ mostra-se o que acontece aos resíduos depois de separados nos ecopontos e dá-se rosto e voz aos milhares de trabalhadores deste sector de actividade. Além disso, é ainda realçado o papel dos municípios e organizações, que são convidados a promover esta campanha nas suas regiões.

Também a actriz Ana Varela, o humorista, António Raminhos, o cantor Toy e artista urbano Xico Gaivota vão ajudar a dar voz a este movimento, através de várias acções nas redes sociais e na criação de uma instalação para celebrar o movimento. Serão também promovidos eventos e participações regionais, bem como iniciativas de educação ambiental no terreno, como o Programa Ecovalor e o Recycle Bingo.

A campanha publicitária multimeios, cuja criatividade esteve a cargo da Tux & Gill, vai estar presente em vários suportes nacionais e regionais – imprensa, rádio, outdoors e televisão-, destacando-se as acções integradas nos programas The Voice Portugal, Big Brother e Manhãs da Rádio Comercial.

Destacam-se, ainda, os cuidados especiais de inclusão e diversidade aplicados nesta campanha, entre os quais, a legendagem dos filmes, a implementação das regras na ordenação dos contentores (azul, verde e amarelo) para invisuais e a criação de uma tatuagem com aplicação dos símbolos ColorADD).