Coimbra  16 de Maio de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Navigator reforça compromisso com a biodiversidade

29 de Setembro 2020

A The Navigator Company acaba de reforçar o seu compromisso com a biodiversidade, ao subscrever o “act4nature Portugal”, uma iniciativa lançada pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portugal e que pretende sensibilizar, mobilizar e incentivar as empresas para a protecção, promoção e restauro da biodiversidade.

“A empresa pauta a sua atividade por uma atitude permanente de elevada responsabilidade ambiental ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, conservar a biodiversidade e manter o equilíbrio dos ecossistemas são aspectos fundamentais do modelo de gestão sustentável dos seus espaços florestais e das suas unidades industriais”, assume a Navigator.

Segundo a empresa, nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias protegidas e endémicas, número que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial.

Estas espécies são, ainda, alvo de monitorização regular, sobretudo as que apresentam estatuto de conservação “em perigo”, assegurando assim a sua protecção.

“A defesa da biodiversidade constitui um pilar estratégico de sustentabilidade ambiental da floresta que a empresa promove, através da implementação de uma estratégia de conservação que inclui, por exemplo, a manutenção de áreas tampão para protecção de habitats valiosos e o adiar de operações de exploração e manutenção silvícola quando essas acções coincidem com o período de nidificação de algumas aves”, esclarece a empresa.

De realçar que 4 100 hectares do total de área de floresta que é gerida pela Navigator estão classificados como habitats protegidos pela Rede Natura 2000 e incluem montados e sobreirais, salgueirais e outros típicos da região mediterrânica.

Em Portugal, a área de floresta gerida pela empresa integra 108 269 hectares (números relativos a 2019) e é composta por várias espécies, das quais se destacam o Eucalipto com 74 por cento, o Sobreiro com 3,5 por cento, o Pinho e outras resinosas com 3 por cento, outras espécies arbóreas com 2 por cento e infraestruturas e outras ocupações com 9,5 por cento. Do total de floresta que é gerido pela The Navigator Company, as áreas de conservação representam, aproximadamente, 11 por cento.

Os viveiros da empresa, dos maiores da Europa, têm capacidade anual de produção de 12 milhões de plantas e produzem 160 espécies diferentes de árvores e arbustos. Grande parte destas espécies, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela The Navigator Company com o objectivo de manter a diversidade e a continuidade.

Para além do primeiro produtor nacional de eucalipto, a Empresa é um dos três primeiros produtores nacionais de pinheiro e de sobreiro.