Coimbra  12 de Maio de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“IX Encontro Mais Contigo” aborda saúde mental de adolescentes em tempo de pandemia

29 de Setembro 2020

O “Encontro Mais Contigo” que se realiza esta quarta-feira (30), em formato digital, vai abordar a prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, contando com a participação de Tiago Zortea, professor da Universidade de Glasgow, onde é investigador no Laboratório de Pesquisa sobre Comportamento Suicida (Suicidal Behaviour Research Lab).

O especialista brasileiro abordará as “Evidências e possíveis implicações do impacto da pandemia covid-19 sobre a saúde mental dos adolescentes”, título da comunicação que vai proferir, pelas 15h35, num encontro cuja 9.ª edição é, uma vez mais, organizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

A epidemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 serve, igualmente, de motivo para a intervenção do director do Departamento de Saúde Pública da ARS Centro. O médico João Pedro Pimentel falará, um pouco antes (às 15h00), sobre como é “Viver a escola em período de covid-19, um olhar de saúde pública”.

Kelly Vedana (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), Karine Zago e Fabíola Gomes (Universidade Federal de Uberlândia) falarão, entre as 16h20 e as 17h00, sobre o “Mais Contigo” no Brasil.

O programa, que trabalha aspectos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência, é reconhecido como uma boa prática por parte do Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM), que, por isso, lhe continua a atribuir financiamento.

A sessão de abertura do “IX Encontro Mais Contigo” está marcada para as 14h00, com as aguardadas presenças de Rosa Reis Marques, presidente da ARS Centro; Aida Cruz Mendes, presidente da ESEnfC; Áurea Andrade, enfermeira directora de Enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Miguel Xavier, director do PNSM;s e José Carlos Santos, coordenador do “Mais Contigo”.