Com 26 casos já positivos de covid-19 e 140 a aguardar resultado dos testes laboratoriais, o Município de Penacova decidiu accionar, esta noite, o seu Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil.
“Este foi o resultado face ao agravamento da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus (covid-19) no concelho de Penacova, uma decisão saída da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil (reduzida), que aprovou hoje, por unanimidade, o accionamento do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil a partir das 20h00 de hoje [10 de Setembro], com a finalidade de garantir uma resposta articulada e coordenada à pandemia de covid-19”, revela a autarquia, em comunicado.
A Câmara Municipal informa, ainda, que a “cooperação institucional e operacionalização é assegurada pelo funcionamento permanente da Comissão Municipal de Protecção Civil e do Serviço Municipal de Protecção Civil”.
Assim, e de acordo com os últimos dados conhecidos, existem, actualmente, 26 casos activos em Penacova, tendo sido efectuados já 250 testes através de zaragatoa e nasofaringe, dos quais 140 aguardam ainda o resultado. A testagem intensificou-se nos últimos dias nas pessoas que possam ter estado em contacto com os casos activos.
Humberto Oliveira, presidente da autarquia de Penacova, refere que “assim que a Câmara Municipal teve conhecimento dos primeiros casos positivos, foram feitas todas as diligências necessárias para ajudar a identificar eventuais contactos ocorridos, em estreita colaboração com a delegada de Saúde e Protecção Civil de Penacova”.
O edil afirma, ainda, que “após os desenvolvimentos que ocorreram, era imperativo tomar medidas que ajudem a prevenção e a mitigação da infecção”
Foram, por isso, e “em conjunto com as entidades competentes e em cumprimento com as recomendações emanadas pela Direcção Geral de Saúde (DGS) e aliadas às recomendações propostas na reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil (reduzida), e de acordo com a Lei de Bases da Protecção Civil”, decidida a aplicação das seguintes medidas:
No que diz respeito às reuniões presenciais nos serviços técnicos municipais, as mesmas “ficam condicionadas, devendo ser privilegiado o contacto telefónico e reuniões por videoconferência”. Quanto aos “serviços de restauração e cafés deve-se privilegiar o atendimento no exterior. Não sendo possível devem-se intensificar as medidas de distanciamento social, o uso de máscara, respeitadas as lotações máximas interiores e de esplanadas e afastamento entre mesas”.
Todo o tipo de comércio e serviços devem, igualmente, “reforçar as medidas de prevenção, segurança e mitigação para travar a propagação do vírus, tal como recomenda a DGS e outras que considerem importantes”.
Devem, também, ser reforçadas as medidas de prevenção e controlo emanadas pela Direcção Geral de Saúde para as manifestações de culto e ser reforçado o uso de máscara pela comunidade na via pública.
Já “relativamente ao início da actividade lectiva, esta será avaliada consoante o evoluir da situação em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Penacova, a Escola Profissional Beira Aguieira, a Autoridade de Saúde Local e o Município de Penacova”, nota a Câmara Municipal.
Segundo o Município, “a Comissão Municipal de Protecção Civil reunirá permanentemente para avaliar a pertinência das medidas, sendo que poderá haver ajustamentos consoante a evolução do surto no concelho”.