Coimbra  12 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Um jovem morreu afogado e outro ficou ferido na Praia da Tocha

7 de Setembro 2020

Um jovem, com cerca de 14 anos, morreu afogado e um outro ficou ferido, ao início da tarde de hoje, na Praia da Tocha, em Cantanhede.

Os dois jovens, que segundo o “Correio da Manhã”, pertencem a uma instituição de Coimbra, estavam num local não vigiado, a Sul da Praia da Tocha.

O alerta foi recebido às 13h21, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), informando que “dois banhistas se encontravam em dificuldades, tendo sido de imediato activadas uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, duas viaturas Amarok do projecto ‘SeaWatch’, o piquete da Polícia Marítima e dois elementos do programa ‘Praia Segura’”, revela a Autoridade Marítima Nacional.

Segundo a mesma entidade, “um dos jovens foi retirado da água por surfistas que se encontravam no local, em situação de paragem cardiorrespiratória, tendo os elementos do projecto ‘SeaWatch’ e os nadadores-salvadores de uma praia próxima iniciado as manobras de suporte básico de vida. O outro jovem encontrava-se desaparecido, tendo os meios no local iniciado as buscas”.

Só após cerca de 30 minutos é que “o jovem desaparecido foi avistado e recuperado pelos elementos do ‘SeaWatch’, que iniciaram manobras de suporte básico de vida, tendo os elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) dado continuidade às mesmas”.

O jovem que havia sido retirado da água por surfistas acabou por recuperar, tendo sido transportado por uma ambulância para o Hospital Distrital da Figueira da Foz. O segundo jovem estava, também, em paragem cardiorrespiratória, “não tendo sido possível reverter a situação apesar de todos os esforços, tendo o óbito sido declarado no local”, esclarece a Autoridade Marítima Nacional.

Para além dos elementos da Autoridade Marítima Nacional, estiveram envolvidos nas operações de busca e resgate os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, uma VMER e um psicólogo do INEM.