No próximo sábado (05), às 20h, no Largo São Salvador, em Coimbra, vai acontecer o primeiro ‘Slam’ das Minas de Portugal, uma batalha de poesia falada só de mulheres, onde as poetas só podem recitar poemas autorais.
As participantes são todas mulheres, assim como o júri, a organização e a produção do evento. Cada poema só pode durar, no máximo, três minutos.
A vencedora garante uma vaga no Festival Poetry Slam Nacional de Portugal 2020, que vai reunir ‘slamers’ de todo o país e também vai acontecer em Coimbra, no mês de Novembro. A vencedora ou o vencedor do nacional, por sua vez, ganha uma vaga na Copa do Mundo de PoetrySlam, que acontecerá em Paris, em 2021.
Resolveu-se fazer uma batalha só de mulheres porque estas “sentiram necessidades de criar colectivos exclusivos e competições entre elas para fortalecer a poesia de autoria feminina”, revelou a organização.
A apresentação do evento ficará a cargo de Maria Giulia Pinheiro, 4.º lugar da Copa do Mundo de Poetry Slam 2020.
No mundo do ‘slam’, antes de começarem as competidoras, há um “poema calibragem”, que é uma performance realizada para exemplificar o que é ‘slam’ e “calibrar” as notas do júri e que será realizado pela Luciana do Carmo, poeta e slamer, vencedora do PoetrySlam Coimbra em 2017.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail geral@sesla.org ou presencialmente, na hora da batalha.
Foram realizados uma série de eventos antes do ‘Slam’ das Minas em Coimbra. Houve um Sarau das Minas e também uma oficina de palavra falada, ministrada por Maria Giuilia Pinheiro.
Este evento é co-organizado pelas mulheres da SESLA, UMAR Coimbra, República das Marias do Loureiro e República Rosa Luxemburgo.