O Município da Mealhada vai promover em Setembro e Outubro espectáculos com artistas residentes no concelho, que devido à pandemia ficaram sem trabalho e sem quaisquer fontes de rendimento.
“Há artistas profissionais a passar sérias dificuldades financeiras, uma vez que, alguns deles, já não trabalham há cerca de meio ano. Ora, é nossa obrigação dar uma ajuda”, salienta em comunicado Rui Marqueiro, presidente da autarquia.
Trata-se de dois espectáculos, um a 26 de Setembro e outro a 10 de Outubro, no Cineteatro Messias, que devido às restrições da Direcção-Geral da Saúde, terá a sua lotação reduzida para metade.
Além da ajuda aos artistas locais que vivem exclusivamente do trabalho artístico ou que tenham como actividade principal as artes, o objectivo da Câmara passa também por oferecer as entradas como forma de agradecimento aos profissionais que, no período de confinamento obrigatório, estiveram sempre na “linha da frente”.
Entre eles, encontram-se os profissionais das unidades de saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social, bombeiros, escolas, GNR, padarias, bombas de combustível, farmácias, empresas de transportes, entre outros.
“Ao promovermos estes eventos de música e teatro, aproveitamos também para simbolicamente agradecer a todos os profissionais que, no período difícil de confinamento, nunca nos abandonaram e tudo fizeram, de forma abnegada, correndo grandes riscos de saúde, para que a nossa vida prosseguisse com a normalidade possível e nada nos faltasse”, sublinha Rui Marqueiro.
O espectáculo de 26 de Setembro, às 21h30, conta com a participação dos músicos Francisco Saldanha (voz e piano), CB Correia (voz e guitarra), Ricardo Carvalho (baixo), Toni Viais (voz e guitarra) e Miguel Silva (voz e guitarra).
No dia 10 de Outubro, às 17h00, as portas do Cineteatro Messias abrem para receber o teatro infantil “Antes de começar”, de Almada Negreiros, exibido pela companhia Caixa de Palco.