No âmbito do estágio “Ciber-Cosmos – O céu à distância de um clique”, foi captada uma fotografia a partir dos Penedos de Fajão, Pampilhosa da Serra, na qual é visível o centro da Via Láctea e, no canto inferior direito, um satélite (traço intermitente). Na imagem, também é possível observar o grupo de três estudantes que se encontra no território.
Este é considerado um estágio inovador, uma vez que trata de um conceito de astronomia testado pela primeira vez em Portugal, permitindo a observação do universo através de telescópios digitais (Unistellar), equipamentos que são operados remotamente.
Na apresentação do programa, no final do mês passado, foi explicado, ainda, que os equipamentos utilizados “criam uma rede ‘wi-fi’ onde as pessoas podem estar separadas num raio de 50 metros a operar o telescópio, recebendo em directo as imagens obtidas”, não havendo necessidade de observar pela ocular, segundo Domingos Barbosa, Professor do Instituto de Telecomunicações de Aveiro.
A região abrangida pela área do estágio tem certificação ‘Dark Sky’, sendo um destino turístico para a observação astronómica. O epicentro é em Pampilhosa da Serra, daí a escolha deste local para a realização do projecto, cujo território possui “dos melhores céus do país para se observarem as estrelas e o universo”, como referiu o professor universitário e investigador.