O projecto “Book in Loop” da ‘startup’ de Coimbra “The Loop Co.” regressa este ano lectivo para aliar a vertente sustentável da reutilização dos livros à poupança, oferecendo a possibilidade de serem comprados manuais escolares a metade do preço.
Na plataforma estão disponíveis mais de 10 000 exemplares do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, com garantia de qualidade.
Criada em 2016, a plataforma “Book in Loop” já deu uma segunda vida a mais de 300 000 livros em Portugal. Este ano, apesar da gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do ensino público a empresa dá continuidade à missão de reutilizar livros e promover hábitos de consumo sustentável junto dos portugueses, que, no último ano, foi a escolha de 5 000 famílias em Portugal. Para adquirir livros usados, basta o utilizador inscrever-se e efectuar a compra em www.bookinloop.com para, posteriormente, serem entregues ao domicílio.
“Para que a gratuitidade seja eficiente, tanto do ponto de vista orçamental, como do ponto de vista ambiental, acreditamos que tem de ser aliada à reutilização. Louvamos a iniciativa do Estado, que, desde o ano passado, tem prosseguido este caminho, mas queremos continuar a ser uma alternativa para as cerca de 200 000 famílias que não são abrangidas pela medida e para aquelas que preferem ser ‘donas’ dos seus próprios livros”, explica Ricardo Morgado, cofundador da ‘startup’.
No seu primeiro ano de operação, a “Book in Loop” movimentou cerca de 15 000 livros e no ano seguinte quadruplicou este número. Em 2018, ano em que foi possível utilizar os vales MEGA na plataforma para compra de manuais do 5.º e 6.º ano em segunda mão, aproximou-se dos 100 000 livros e no ano passado foi a escolha de 5 000 famílias em Portugal. No total, a plataforma já somou uma poupança de três milhões de euros para as famílias portuguesas. Ao contrário do que é habitual, este ano o processo inicia-se pelas compras, sendo que, para garantir todas as medidas de higiene emanadas pelas autoridades de saúde, só se existir necessidade de reforçar o ‘stock’ será aberta a possibilidade de vender manuais em segunda mão.
No início de Julho, o projecto aterrou também em Espanha, onde está em funcionamento em todo o território continental, com mais de 2 000 lojas da rede Corréos, onde é possível entregar os livros para serem vendidos na plataforma. “Cedo percebemos que a problemática dos manuais escolares era idêntica em Portugal e Espanha: os manuais escolares são caros, são trocados com alguma frequência e as opções de reutilização são limitadas localmente. Pelas semelhanças entre os dois mercados, sempre foi um objectivo da ‘The Loop Co’. expandir a acção da ‘Book in Loop’ para o país vizinho. É um passo que há muito esperávamos e que, a par de ajudar as famílias, reforça a nossa missão de promover um mundo cada vez mais sustentável”, explica Ricardo Morgado.
A “Book in Loop” surgiu como uma solução inovadora de economia circular e desenvolveu, nos últimos quatro anos, um processo logístico e tecnológico para promover e auxiliar as famílias na reutilização de manuais. Este ano, em virtude do contexto pandémico, o já habitual controlo de qualidade dos livros, certificado pela Universidade de Aveiro, vai ser completado pelo rigoroso cumprimento de todas as normas de higiene e segurança recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde.