O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai retomar, segunda-feira (10), o voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra.
O reinício foi antecipado por um curso de integração, dirigido a 35 voluntários, jovens e seniores.
O voluntariado hospitalar em Oncologia da Liga tem como objectivo contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia.
O surto pandémico de covid-19 conduziu a alterações na prestação dos cuidados de saúde e, também, à suspensão das actividades de voluntariado em contexto hospitalar.
O plano de retoma do voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra vai reajustar as actividades assistenciais, suspensas no âmbito do Estado de Emergência. Assim, esta retoma de actividade manterá a salvaguarda e o cumprimento das regras de saúde pública, tendo em vista o controlo da pandemia de covid-19. Nesse sentido, os voluntários da Liga vão seguir os seguintes princípios:
Os voluntários do Núcleo Regional do Centro da LPCC serão também submetidos previamente à realização do teste de despiste à covid-19, realizado no IPO. Além dos procedimentos individuais de protecção, equipamentos de protecção individual e materiais disponíveis, a Liga procederá à higienização diária das batas dos voluntários e demais equipamentos do voluntariado hospitalar.
O reinício da actividade de voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra foi precedido de uma formação para voluntários hospitalares, que decorreu a 05 de Agosto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. O curso de integração, com a duração de seis horas, foi realizado por um equipa multidisciplinar, constituída por profissionais da LPCC e do IPO de Coimbra e incluiu módulos de formação sobre o papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro; o que é ser voluntário?; prevenção e controlo da infecção em contexto hospitalar; e o Voluntariado Hospitalar da LPCC no IPO de Coimbra.