Sob a coordenação do enfermeiro António Marques, o Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), analisou o impacto da covid-19 nos profissionais de saúde daquela unidade hospitalar.
A análise, intitulada “impacto da covid-19 nos profissionais de saúde do CHUC, implicações na gestão dos recursos humanos, na saúde e nas vivências pessoais”, foi realizada em conjunto com os Serviços de Psiquiatria, Psicologia, Saúde Ocupacional e a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde / Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Assim, considerando que os dados da pandemia no país são do conhecimento público, o CHUC apresenta alguns dos dados apurados com este projecto, com destaque para “as baixas taxas de incidência tendo em conta um grupo de 6 393 profissionais em actividade”.
“Na análise da evolução da incidência ao longo do tempo, constata-se que tanto os enfermeiros (grupo mais exposto), como os restantes profissionais, infectaram-se quase exclusivamente nos meses de Março e Abril, quando a política de prevenção ainda não estava devidamente estabelecida e depois devido a situações inesperadas, sendo que as infecções não ocorreram nos serviços dedicados à covid”, salienta o CHUC.
Para além disso, há que destacar igualmente a gestão do absentismo, relacionado com os casos de covid-19 e o encerramento de escolas, tendo sido “necessário mobilizar 310 enfermeiros e 154 assistentes operacionais. Estes enfermeiros foram submetidos a 682 movimentos e os assistentes operacionais a 352. Foram admitidos, no período de 15/03 a 01/06, 58 enfermeiros e 54 assistentes operacionais”.
“Um dos objectivos deste estudo é, também, conhecer as vivências dos profissionais que estiveram a trabalhar em serviços dedicados à covid ou que foram, eles próprios, infectados”. Assim, nota o estudo feito, até ao momento, com 20 entrevistados, “foi possível identificar cinco grandes temáticas:
Na linha de análise sobre as vivências e aprendizagens em tempos de covid-19, a Fundação Index de Espanha, através do seu coordenador, convidou o coordenador do NIE do CHUC, António Marques, para a realização de um vídeo e participação em webinar, que terá lugar hoje, pelas 16h45, em http://www.fundacionindex.com/fi/?page_id=1493. Nesta síntese que se apresenta no vídeo, colaboraram também os enfermeiros Ricardo Ferreira e Andrea Marques, membros do NIE.