A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra aprovou o lançamento do concurso público da empreitada da EuroVelo1 – Rota da Costa Atlântica na Região de Coimbra, uma via ciclável europeia entre os municípios de Figueira da Foz, Cantanhede e Mira.
Esta via integrará a rede europeia de ciclovias e vai aproveitar as estradas florestais e ciclovias já existentes ao longo de 83 quilómetros.
A execução desta empreitada representa um investimento de mais de dois milhões de euros e contribui para a concretização do percurso da EuroVelo1 em Portugal.
O projecto, cujo percurso se estende ao longo da costa entre o limite Norte do concelho de Mira e o limite Sul do concelho de Figueira da Foz, pretende “potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica e construir-se-á como uma obra absolutamente estruturante para a valorização turística para a Região de Coimbra”.
A CIM da Região de Coimbra assume, ainda, que, no futuro, este projecto permitirá realizar uma ligação ciclável com a Ciclovia do Mondego e com a Ecovia do Mondego.