A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, ontem (24), na avenida Emídio Navarro, em Coimbra, um homem de 32 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 2,09 gramas por litro.
Um crime recorrente, e muitas vezes diário, alertando a PSP os cidadãos para os efeitos do álcool no sistema nervoso podem originar efeitos bastante prejudiciais que implicam o exercício da condução. Os principais são audácia incontrolada; perda de vigilância em relação ao meio envolvente; perturbação das capacidades sensoriais; perturbação das capacidades perceptivas; aumento do tempo de reacção; diminuição da resposta reflexa; diminuição da resistência à fadiga.
“Qualquer condutor sob o efeito do álcool muito dificilmente tem consciência das suas limitações e assume que se encontra bem e com as suas capacidades a funcionar em pleno. No entanto, mesmo com valores pouco elevados de taxa de álcool no sangue, as capacidades necessárias para uma condução segura já se encontram diminuídas muito antes do estado de embriaguez ser atingido”, nota a PSP.