Intitulado “Projectos Semente de Investigação para a Era Pós-Covid-19: para uma sociedade mais sustentável, resiliente e justa”, está é uma iniciativa lançada pela Universidade de Coimbra, com o patrocínio do Santander Universidades, e pretende financiar projectos de investigação interdisciplinar “que respondam aos desafios da sociedade na era pós-pandemia de covid-19”.
No total, este programa conta com um total de 100 000 euros, que serão distribuídos por cinco projectos no âmbito das áreas estratégicas da UC: “Saúde”; “Clima, Energia e Mobilidade”; “Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente”; “Digital, Indústria e Espaço”; e “Património, Cultura e Sociedade inclusiva”) e “tendo presentes os ‘Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas’”, revela a Universidade.
Assim, será escolhido um projecto de cada área estratégica e podem concorrer a este concurso de financiamento, dinamizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, investigadores da UC com o doutoramento concluído após 01 Janeiro de 2010.
As equipas de investigação devem ser constituídas por membros de, pelo menos, duas unidades investigação e desenvolvimento do grupo UC e respeitar o princípio da diversidade.
“Este concurso de financiamento tem como objectivo abordar a era pós-pandemia, de forma a tornar a sociedade mais justa, mais resiliente e mais sustentável. A meta desta iniciativa, alinhada com os ‘Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas’, é dinamizar projectos de investigação exploratórios, liderados por investigadores mais jovens da Universidade de Coimbra, que ao cruzarem áreas científicas distintas venham a gerar novo conhecimento com elevado potencial para o desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras e interdisciplinares”, afirma a directora do III-UC e vice-reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas.
A fase de candidaturas ao programa “Projectos Semente de Investigação para a Era Pós-Covid-19” decorre entre hoje e 12 de Julho.
O regulamento e demais informações podem ser consultados em www.uc.pt/iii/Apoios.