O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património (CEARTE) colocou em marcha um conjunto de soluções que visam ultrapassar o impacto da covid-19 no sector do artesanato e produtos locais, através da criação de novos cursos gratuitos à distância.
Neste sentido, uma das principais respostas passa pela promoção e venda online, através do comércio electrónico, permitindo alcançar o mercado português, mas, também, o mercado mundial através da venda directa.
O CEARTE preparou, então, um conjunto de iniciativas que têm como objectivo apoiar os artesãos numa estratégia de criação de competências que passam pela formação avançada nas áreas de produção, de conhecimentos ao nível da comunicação e marketing e do comércio online.
Com este objectivo o CEARTE vai disponibilizar, gratuitamente e em regime de ‘e-learning’ (ensino à distância), um conjunto de cursos de formação de curta duração.
A direcção do Centro afirma que “a adesão está a ser grande, demonstrando a pertinência e a importância desta formação”.
Ainda durante este mês vão iniciar os seguintes cursos online:
– Técnico de Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais, com a duração de 25 horas, os formandos aprendem a utilizar e potenciar as redes sociais e blogues como forma de marketing digital, aplicado a uma ideia de negócio, a definir planos de comunicação e marketing digital e a gerir e aferir resultados provenientes da estratégia de marketing digital.
– Lojas online (‘e-learning’), com a duração de 25 horas, terá um carácter prático, de modo que os formandos vão criar uma loja online, utilizando a plataforma ‘wordpress’ como gestor de conteúdos. As lojas terão todos os recursos para o consumidor, tais como visualizar os produtos individualmente ou sob forma de catálogo, carrinho de compras, métodos de pagamento e expedição;
– Técnicas de Vídeo: Como Promover Produtos, com a duração de 12 horas, os formandos podem aprender técnicas básicas de produção de vídeos para promoverem, de forma atractiva, os seus produtos e criações.
Os formandos necessitam ter um computador com acesso à Internet, ‘webcam’ e microfone.
Os interessados podem inscrever-se, ou consultar mais informações, no website do CEARTE em http://www.cearte.pt.