Os 19 presidentes de Câmara da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniram hoje, em Oliveira do Hospital, onde declaram o seu apoio total à manutenção dos serviços do Hospital dos Covões.
“O Hospital dos Covões tem uma importância enorme para a população da Região de Coimbra, bem como para os profissionais que lá trabalham, e estrategicamente não faz qualquer sentido esta decisão”, refere José Carlos Alexandrino, presidente da CIM da Região de Coimbra, apelando ao Governo que intervenha e ponha termo a uma situação que prejudicará muitos portugueses.
Os autarcas defendem a posição da Câmara Municipal de Coimbra, que destaca “a importância estratégica do Hospital dos Covões para a CIM da Região de Coimbra, reforçada pela demonstração de qualidade e resiliência desta infraestrutura e dos seus profissionais durante a pandemia da covid-19”.
Para a CIM da Região de Coimbra, o Hospital dos Covões deve continuar com o Serviço de Urgências aberto 24 horas por dia, com as diversas especialidades médicas, mantendo desta forma dois hospitais de excelência na Região: Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e o Hospital dos Covões.