Na segunda-feira, dia 15, uma das mais bonitas fortificações nacionais reabre ao público.
A partir das 10h00, o castelo de Montemor-o-Velho coloca uma pedra sobre o confinamento e dá as boas-vindas aos visitantes, ainda que com algumas condicionantes.
A par da sua beleza natural, paisagística, histórica e arquitectónica, o Castelo, no seguimento das alterações provocadas pela pandemia, reabre condicionado ao cumprimento de todas as normas e recomendações veiculadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), pelo Ministério da Cultura, pela legislação em vigor e pelas autoridades de saúde locais.
Assim, vai funcionar no horário das 10h00 às 17h00 no que concerne à área descoberta, mantendo-se a interdição de circulação nas muralhas, estando também encerrada a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, a Porta do Sol, os sanitários e o atendimento presencial do posto de turismo.
A par da criação de um circuito de entrada e saída pela Porta da Peste, através de fita sinalizadora e setas no chão, indica-se que o serviço interno de visitas guiadas se encontra suspenso, bem como está proibida a realização de visitas guiadas nestes espaços organizadas ou acompanhadas por guias externos.
À entrada do castelo de Montemor-o-Velho, os visitantes são ainda convidados a higienizar as mãos, sendo ainda recomendado o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social durante a visita.
As medidas adoptadas vão ser alvo de análise semanal com vista ao seu reajuste de acordo com o evoluir da situação.