A Turismo do Centro vai apresentar uma candidatura ao Programa Operacional do Centro para financiar o trabalho de animação e divulgação dos quatro lugares Património da Humanidade existentes na região, revelou, hoje (09), Pedro Machado, presidente daquela Entidade Regional.
Integram a lista de Património Mundial da Humanidade na Região Centro o conjunto Universidade de Coimbra-Alta e Sofia, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo, em Tomar.
Pedro Machado, em declarações à agência Lusa, considerou “muito bom” o trabalho em rede que foi feito nos últimos três anos pelas autarquias daqueles territórios, pela Universidade de Coimbra e pela Turismo do Centro, que teve como suporte financeiro uma candidatura de 2017 ao Portugal 2020, num valor superior a dois milhões de euros.
O dirigente da Entidade Regional que agrupa 100 municípios do Centro do país quer repetir e, se possível, alargar a experiência considerada muito importante no contexto da retoma da economia, em tempos da pandemia covid-19.
Para além da animação dos lugares Património da Humanidade, o consórcio promoveu diversas manifestações artísticas e lançou livros, destacando-se uma série para crianças.
Pedro Machado lembra que a primeira missão do consórcio foi requalificar a oferta turística proposta nestes lugares, tornando a visita ainda mais atrativa através da oferta de programas educativos e culturais.