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ABMG lança campanha de sensibilização e inaugura balcão de atendimento

5 de Junho 2020 Jornal Campeão: ABMG lança campanha de sensibilização e inaugura balcão de atendimento

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara lançou, no âmbito deste Dia Mundial do Ambiente – que se celebra hoje, uma campanha de sensibilização cujo objectivo é alertar todos os utilizadores para a não colocação de resíduos impróprios nos esgotos e acaba de inaugurar um novo balcão de atendimento em Mira.

“A preocupação pelo meio ambiente está cada vez mais presente nas nossas vidas e é essencial que mantenhamos uma responsabilidade e um compromisso com o planeta, promovendo a sustentabilidade”, revela a empresa que integra os município de Mira, Soure e Montemor-o-Velho.

A campanha “No Cano, Lixo não” vai ser difundida através de folhetos informativos e publicidade nas plataformas digitais, “de forma a chegar ao máximo de utilizadores da área de abrangência da ABMG”.

“Ao colocarmos os resíduos nos sítios próprios para o efeito conseguimos evitar entupimentos nas redes e diminuímos as dificuldades, que se verificam, nos processos de tratamentos das águas residuais”, nota a empresa intermunicipal.

Porque é que o tratamento dos esgotos é importante?

Os canos que estão debaixo dos nossos pés transportam a água suja que sai das nossas casas até à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) – a ABMG faz o seu tratamento e devolve a água ao meio ambiente com qualidade.

Porque devemos usar devidamente as canalizações?

Contribuímos para o bom funcionamento das redes de saneamento, reduzindo o número de entupimentos e inundações em nossa casa, no nosso prédio e na via pública; e melhoramos o desempenho das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), para além de garantir a qualidade de vida e do Meio Ambiente.

A ABGM deixa, por isso, um alerta: “a presença de quantidades significativas de resíduos nos esgotos, como toalhetes, fraldas, cotonetes, cabelos, óleo, pensos higiénicos ou preservativos, gera entupimentos nas redes de transporte das águas residuais até à ETAR e contribui para a degradação das infraestruturas, dificultando os próprios processos de tratamento das águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correcta dos efluentes”.

Assim, “é cada vez mais importante que a população mantenha uma preocupação constante com o meio ambiente de forma a poder preservá-lo. Faz parte da missão da ABMG alertar e sensibilizar os consumidores para que cada um de nós se torne, cada vez, mais sustentável”.

Empresa aproxima-se dos consumidores

A Águas do Baixo Mondego e Gândara inaugurou, na passada segunda-feira (01), o atendimento presencial aos seus clientes com a abertura do Balcão de Atendimento no concelho de Mira, mais concretamente, no edifício Mira Center.

Neste novo espaço, os utilizadores podem tratar de todos os assuntos que estejam relacionados com a água e saneamento, cujo atendimento ao público terá lugar das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Segundo a empresa intermunicipal, cada autarquia terá um posto de atendimento presencial, com o objectivo de, “cada vez mais, aproximar os serviços prestados às reais necessidades dos utilizadores”.

Para este mês está já prevista a abertura do terceiro posto de atendimento, no concelho de Soure.