A Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) reabriu os serviços centrais, em Coimbra, e na próxima semana retomará também o funcionamento das restantes dependências na região, foi hoje anunciado.
Na segunda-feira, “com atendimento ao público por marcação”, foram reabertos os serviços centrais, que estavam encerrados devido à pandemia da covid-19, informa a DRCC.
No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, “irão reabrir ao público os serviços dependentes”: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha) e Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré).
“A reabertura dos serviços ao público prevê a monitorização constante das condições de segurança” para os trabalhadores e os utentes, adianta a DRCC, dirigida por Suzana Menezes.
Relativamente à fase de reabertura dos serviços, o plano de contingência da DRCC “estabelece um conjunto de regras e medidas gerais de protecção, nomeadamente no que diz respeito à utilização de equipamento de protecção individual, ocupação dos espaços e medidas de higienização e limpeza, assim como ao atendimento ao público”.
“Em todas as circunstâncias de atendimento presencial, será mantida a obrigatoriedade de distanciamento social e uso de máscara”, segundo a nota.
Também os circuitos de visita dos museus foram reorganizados para “garantir um fluxo unidireccional, evitando o cruzamento de visitantes e interação social”.
A entrada dos visitantes fica limitada à lotação máxima de cinco pessoas para uma área de 100 metros quadrados.