Vila Cova do Alva, Alqueve (Folques) e Pomares, três localidades do concelho de Arganil, vão ter uma rede de abastecimento de água melhorada, um investimento da Águas do Centro Litoral (AdCL).
A empreitada de ampliação e reabilitação dos sistemas de abastecimentos de água destas localidades já arrancou e a sua conclusão está prevista para Outubro de 2021, propondo-se a “optimizar o serviço de abastecimento, garantindo às populações água com melhor qualidade e em quantidade suficiente”, revela a autarquia.
A intervenção no sistema de abastecimento do Alqueve prevê “a reabilitação da captação, a criação de uma nova Estação de Tratamento e a construção duas novas condutas elevatórias de água tratada”, adianta o Município, referindo que, “além de passar a servir a população de Folques, o renovado equipamento vai ainda beneficiar, parcialmente, a Freguesia de Arganil e a União das Freguesias de Côja e Barril do Alva”.
No total, serão servidos previsivelmente 700 habitantes no horizonte do projecto (30 anos).
“A intervenção no sistema autónomo de Vila Cova do Alva contempla a reabilitação das infraestruturas existentes, a ampliação da capacidade de captação de água, a substituição da conduta elevatória e a reconfiguração da Estação de Tratamento”, esclarece a Câmara Municipal.
As futuras infraestruturas abastecerão as povoações actualmente atendidas: a totalidade da União das Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz; parte das localidades de Côja e Barril do Alva; Benfeita; União das Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra; assim como a localidade de Lourosa, já no concelho vizinho de Oliveira do Hospital.
A população a servir totalizará no horizonte do projecto (30 anos) cerca de 2900 habitantes.
“Por sua vez, a intervenção no sistema de abastecimento de Pomares abrange a reabilitação da captação e a reconfiguração da Estação de Tratamento. Os grupos elevatórios associados serão mantidos, assim como a conduta, recentemente construída. Será abrangida por esta intervenção a maioria da Freguesia de Pomares, sendo que no horizonte temporal do projecto (também 30 anos) serão servidos cerca de 500 habitantes”, realça a autarquia arganilense.
“Através deste conjunto de intervenções, de renovação e reforço dos processos de captação, tratamento e abastecimento de água, estamos a melhorar o serviço prestado, garantindo mais qualidade e continuidade à água que chega às torneiras dos nossos munícipes”, ressalva Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal.
As intervenções em Vila Cova do Alva, Alqueve e Pomares, da responsabilidade da Água do Centro Litoral, integram o investimento de 12 milhões de euros que está a ser concretizado em todo o concelho na área do ambiente. Através deste avultado esforço financeiro, o Município coloca Arganil na linha da frente da inovação e qualidade do serviço prestado, não só ao nível do abastecimento de água, como do saneamento e da gestão de resíduos sólidos.