Condeixa-a-Nova acolhe a Câmara de Comércio Portugal-China Pequenas e Médias Empresas (CCPC-PME), que foi constituída naquela vila na semana passada, foi hoje anunciado.
“A escolha de Condeixa para sede desta importante organização vinha sendo dialogada entre a Câmara Municipal e os líderes da CCPC-PME, tendo contribuído para a decisão a localização central da vila no todo nacional e as condições proporcionadas para o seu funcionamento”, adianta a autarquia.
A nova estrutura vai dispor de delegações em Lisboa e Porto e nas províncias chinesas de Henan, Hainan e Shangdong.
A sua concretização estava a ser preparada “desde há muito, mas a sua concretização foi várias vezes adiada devido à situação de quarentena da covid-19”, refere o Município.
“Tendo como destinatário o vasto campo das PME (Pequenas e Médias Empresas) interessadas em exportar e importar de e para a China, a nova Câmara de Comércio Portugal-China tem assim em Condeixa-a-Nova o vértice de uma rede global envolvendo largas centenas ou mesmo milhares de empresas”, sublinha o Município.
O Conselho Executivo da nova Câmara será presidido por Y Ping Chow (presidente da Liga dos Chineses em Portugal e representante da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado da Migração) e o Conselho Estratégico por Bian Fang (CEO do Bison Bank, entidade financeira de capital chinês que opera em Portugal).
Nas estruturas da organização constam nomes como Jorge Costa Oliveira (ex-secretário de Estado da Internacionalização), Jorge Portugal (ex-conselheiro do Presidente da República), António Gameiro (deputado do PS), Afonso Camões (administrador do grupo Global Media), Telmo Pinto (director executivo da Comunidade de Tâmega e Sousa), Júlio Pereira (Juiz-Conselheiro), José Cesário (deputado do PSD), Vitalino Canas (advogado e ex-deputado do PS), Montalvão Machado (advogado e ex-Secretário de Estado do PSD), Carlos Pinto (empresário e ex-autarca).
O programa de trabalho prevê a criação de Fundos de Investimento, “nomeadamente nos sectores em Portugal de turismo e agroalimentares, e a criação de uma ‘Casa de Portugal’ numa das maiores plataformas da venda online”.
“Entre as acções mais imediatas da CCPC-PME constam visitas de apresentação de cumprimentos às diversas entidades oficiais e a outras Câmaras de Comércio, tendo em vista a formulação de boas formas de cooperação”, conclui o Município.