O Município de Vila Nova de Poiares, a Associação iCreate e o Clube dos Velhos Amigos uniram-se para desenvolverem uma série de actividades de apoio aos mais idosos.
Oficinas de actividades, linha telefónica da amizade, e muitas outras iniciativas estão a ser promovidas pela associação iCreate e o Clube dos Velhos Amigos, junto da população mais idosa, ao abrigo de um protocolo de envelhecimento activo, designado “Ser jovem não tem idade”, celebrado com o Município e as juntas de Freguesia.
Já desde a semana passada, com o ‘levantamento’ do Estado de Emergência, foi lançado um novo projecto “Velhos Amigos em Missão”, que prevê “a ida a casa dos seniores, no estrito cumprimento e observância de todas as condições de protecção e distância social”, revela a Câmara Municipal.
O que se pretende neste protocolo é proporcionar “bem-estar da população mais idosa através de diferentes meios de contacto à distância, desde as plataformas tecnológicas (app.icreatepoiares.pt) e redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Trumbl), à via telefónica (com a criação da linha da amizade), incluindo ainda a via postal, com o envio a todos os domicílios do concelho do Boletim do Clube dos Velhos Amigos”, afirma a autarquia.
Foram, então, desenvolvidas ao longo do último mês oficinas de índole diversa, nomeadamente meditação, escrita, costura, literacia das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), exercícios de corpo e mente, tricô, alimentação saudável, ‘mindfulness’, musicoterapia, frases positivas e actividades para a família.
“O grande objectivo é contribuir para minorar os efeitos do isolamento social na saúde mental da população mais idosa, procurando realizar actividades em casa, mas sobretudo procurar ser um ‘ouvido amigo e de conforto’, fazendo-os sentir que não estão de facto sozinhos”, adianta, ainda, o Município, sublinhando que “esta é mais uma medida que se junta às que já tem em curso, e que fundamentalmente procuram dar uma resposta social aos sectores da sociedade que mais são afectados com as medidas de restrição, confinamento e distanciamento, sobretudo os mais idosos”.
“Desde que foram decretadas as primeiras medidas de confinamento que as pessoas são e continuam a ser nossa principal preocupação, pelo que tudo faremos para que ninguém ‘fique para trás’ e sem apoio”, afirma João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal.
Câmara entrega material a voluntários para produção de máscaras
Ainda no âmbito da pandemia e da obrigatoriedade do uso de máscaras, a Câmara Municipal iniciou, na passada semana, a entrega de ‘kit´s’ com moldes e materiais a mais de duas dezenas de munícipes que se voluntariaram para costurar e confeccionar material de protecção individual, como máscaras e cogulas, a partir de casa, no âmbito do projecto “WeSew”.
O desafio foi lançado pelo Município aos cidadãos que tivessem máquinas de costura em casa, para que voluntariassem e se associassem a este movimento que pretende contribuir no esforço de produção de materiais de protecção individual, de forma a poder fornecer as entidades e instituições locais, em particular as IPSS’s.
O autarca João Miguel Henriques nota que “este contributo das poiarenses que se voluntariaram para produzir as máscaras e cogulas, merece profundo agradecimento e público reconhecimento, pois são um exemplo de cidadania”.
De acordo com o presidente da autarquia, “a iniciativa vai permitir aumentar a resposta do Município na disponibilização de material de protecção individual, aos profissionais de primeira linha, nomeadamente funcionários das IPSS’s, dos serviços de saúde e agentes de protecção civil”.
O projecto “WeSew” (cujo movimento surgiu em Penela), continua aberto a todos os interessados, devendo para tal manifestar o seu interesse através da inscrição no seguinte endereço .