A partir de Setembro, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) – Coimbra Business School terá, na sua oferta formativa, uma pós-graduação em “Branding Territorial”, que será apresentada na próxima semana.
Esta nova pós-graduação pretende “dar resposta às necessidades de um sector em enorme expansão, mas praticamente sem oferta formativa ao nível da rede de ensino superior”, estando marcada a sua apresentação oficial, na próxima quarta-feira (13), às 18h30 na página oficial do Facebook da Coimbra Business School e na plataforma Zoom.
Nesta sessão estarão Pedro Costa (presidente da Coimbra Business School); Madalena Abreu (coordenadora da pós-graduação); João Paulo Craveiro (coordenador da pós-graduação); Cristóvão Monteiro (coordenador da pós-graduação); António Saraiva (presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal); Pedro Machado (presidente do Turismo Centro de Portugal); Jorge Loureiro (vice-presidente da AHRESP) e Tiago Quaresma (administrador da Comur – Conserveira de Portugal). Os oradores terão um período inicial de apresentação da importância e das premissas desta formação, ao qual se seguirá um painel dedicado aos órgãos de comunicação social.
A pós-graduação conta com o apoio institucional da CIP; do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial; do Turismo Centro de Portugal; da AHRESP e da Comur. Integra, para além destes, uma parceria com a Revista “Smart Cities”, Meios & Publicidade, Publituris e Revista “Líder”.
De acordo com o ISCAC, “trata-se de uma abordagem sistémica, para lá da visão clássica do planeamento e gestão do território, incluindo a cada vez mais importante reabilitação urbana, até à elaboração de planos estratégicos de marketing territorial.”
“A sustentabilidade do desenvolvimento, nos seus diversos pontos de vista, é uma preocupação cada vez mais actual. Quando a estabilidade se torna cada vez mais improvável, obrigando à possibilidade de existência de respostas flexíveis e mais adequadas às novas e mais exigentes solicitações, é necessária uma nova visão do território e da sua ocupação”, refere a coordenação da pós-graduação.
Esta pós-graduação “está pensada para fornecer precisamente estas capacidades, destinando-se primordialmente, mas não só, a autarcas, gestores públicos, marketeers, decisores e técnicos de empresas municipais e agências de desenvolvimento local e a todos os profissionais que trabalhem em cargos de direcção no sector público ou privado em matérias relacionadas com o poder local e respectivo desenvolvimento regional”, notam os coordenadores.