Com um investimento de cerca de 16 000 euros, a União de Freguesias de Coimbra distribuiu equipamentos de protecção individual pelas várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da freguesia.
O material foi adquirido, na totalidade, pelo orçamento da União das Freguesias de Coimbra, que recentemente abdicou da iniciativa e respectivo montante destinado ao Orçamento Participativo para o canalizar para este tipo de acções sociais.
“Em função da realidade existente com uma crónica falta de equipamentos de protecção individual, e como resposta aos inúmeros pedidos de ajuda recebidos, a União das Freguesias de Coimbra procedeu à aquisição de material de protecção”, que distribuiu, hoje, gratuitamente, às várias IPSS da sua área geográfica.
No total foram entregues 6000 luvas, 1200 batas, 1200 protecções de sapatos, 600 toucas, 2000 máscaras sociais para os utentes, 200 viseiras e 50 litros de gel desinfectante, distribuídos em função da dimensão, números de funcionários e utentes de cada uma das instituição.
“Sabemos o que se passa no terreno, porque também cá andamos. Há muitas limitações e uma crónica falta de equipamentos de protecção. Com esta acção pretendemos ajudar um pouco as IPSS a melhor protegerem quem todos os dias está na rua e nas instituições a desempenhar um papel social fundamental”, afirmou o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.
As entidades contempladas foram: AnaJovem/ Comunidade Terapêutica Lua Nova; Centro Social Nossa Senhora de Lurdes; ACAPO; Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI); Centro Comunitário de Inserção; Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel; Recolhimento Paço do Conde; Fundação Sophia e Centro Social Paroquial da Pedrulha.
Esta acção da União de Freguesias contou, ainda, com o apoio da Universidade de Coimbra, que através do professor Norberto Pires doou 200 viseiras.