A Câmara Municipal de Mira adquiriu 1 000 testes de rastreio à covid-19 que permitem aferir o grau de imunidade da população.
Estes não são testes de diagnóstico, ou seja, caso este primeiro rastreio seja positivo seguir-se-á a necessária confirmação da realização de restes de Biologia Molecular (Zaragatoa), nos laboratórios da Universidade de Coimbra.
No concelho de Mira a acção vai ser operacionalizada com a colaboração do Centro de Saúde de Mira, em espaço próprio reservado para o efeito.
Raul Almeida, presidente do Município, refere: “vamos avançar por prioridades, primeiro os trabalhadores de IPSS que cuidam de idosos, depois as restantes IPSS, Bombeiros, GNR e por fim os funcionários das Câmara Municipal com funções essenciais. Consideramos ser uma acção essencial de prevenção e despistagem no grupo de pessoas que garante o funcionamento de instituições e serviços públicos”.
A primeira fase de testes custou ao Município cerca de 30 000 euros e reforça a estratégia de combate à covid-19.
O presidente acrescentou, ainda, que “uma das próximas importantes medidas será a aquisição de máscaras para toda a população”.